Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

CISBAF SE REÚNE COM EQUIPE CERTIFICADORA DE ÓBITO DA BASE DO SAMU NOVA IGUAÇU

 

Publicado em: 02/02/2024 14:13 | Fonte/Agência: CISBAF

Whatsapp

 

CISBAF SE REÚNE COM EQUIPE CERTIFICADORA DE ÓBITO DA BASE DO SAMU  NOVA IGUAÇU

CISBAF SE REÚNE COM EQUIPE CERTIFICADORA DE ÓBITO DA BASE DO SAMU NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU

Recebemos nesta quinta-feira (01.02) na sede do Cisbaf a equipe da base descentralizada do Samu de Nova Iguaçu que implantou Serviço de Certificação de Óbitos (SCO) ocorridos em Domicílio, sem Assistência Médica, por Causa Natural.

Este SCO, conta com equipe específica, que inclui o médico, que através do chamado pelo 192, vai se deslocar até a residência do óbito para avaliar as condições da morte

Afastando-se a hipótese de causa externa e com a certificação do óbito, será preenchido a Declaração de Óbito, e demais orientações aquela família. Nos casos de suspeita ou constatação de causa externa, ou outras intercorrências a equipe acionará os demais órgãos competentes.

A reunião, que foi conduzida pela Coordenadora Médica da Central de Regulação de Urgências Regional (CRUR) da Baixada Fluminense, Dra. Simone Maçana, contou com a presença do Coord. Médico da base do SAMU em Nova Iguaçu, Dr. Gustavo Nobre, o Médico da Equipe Certificadora de Óbito da referida base, Dr. Eric Paranhos, e o Médico líder da Central de Regulação, Dr. Taurion Lelis.

Este é um importante ganho para o município, já que “desafoga” as equipes do SAMU que estão envolvidas em outros tipos de atendimentos.

Durante o encontro, a Coord. Médica, Dra. Simone Maçana, realizou a entrega do aparelho celular e tablet que será utilizado pelas equipes que irão atuar com a certificação de óbito no município.

Além de Nova Iguaçu, Duque de Caxias também conta com equipe exclusiva para este tipo de atendimento. A proposta pactuada na CIR Metro I é da implantação do SCO Regional para atender a todos os Municípios da Região da Baixada Fluminense e, no momento, aguardamos a publicação da Resolução pela Secretaria Estadual de Saúde.


Imagens