Foi com muita satisfação que participamos hoje (11.12) da reunião de implantação do SAMU nas regiões do estado, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde. Este encontro foi parte integrante do Programa "SAMU 100% RJ", uma iniciativa do Governo do Estado que visa expandir o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em todo o território fluminense. O encontro marca um importante avanço para a entrega do serviço de urgência e emergência em todas as regiões do estado.
O evento aconteceu na sede da SES/RJ, onde representantes consórcios, incluindo o Cisbaf, se reuniram para discutir a gerência regional do SAMU. Entre os participantes estavam o Cismepa, Cisbali, CIS-Serra, Conspnor, Cidennf, Cis-Sul e Conleste, que também contaram com a participação de representantes do COSEMS RJ, gestores técnicos em saúde dos municípios e representantes dos SAMUS em todo o estado, onde juntos, debateram a implementação da gestão do SAMU por Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS, enfatizando a importância da Regionalização.
Nossa Secretária Executiva, Dra. Rosangella Bello, que também é presidente do GT para fomento de Consórcios da SES, esteve presente, acompanhada de gestores do Cisbaf, e compartilhou a experiência da gestão da Central de Regulação de Urgências Regional da Baixada Fluminense, que já soma mais de 6 milhões de atendimentos. E também abordou os principais desafios enfrentados para gestão de SAMU.
A Secretaria estadual de Saúde ainda contou com a representação da Assessora-chefe da Assessoria de Regionalização da SES, Monique Fazzi, que esteve representando a Sec. Estadual de Saúde, Dra. Cláudia Mello, e enfatizou a importância da continuidade das discussões abordadas no encontro. O representante estadual, Dr. Eduardo Lenine, da Assessoria Técnica da Coordenação de Urgência e Emergência, também teve uma importante participação, compartilhando valiosas informações sobre as portarias do Ministério da Saúde para a gestão de SAMU, além de outros assuntos.