O Programa Opera RJ recebeu nesta segunda-feira (02.10) seus primeiros pacientes da Baixada Fluminense. Acolhidas pela Secretária Executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello, pelo Secretário Municipal de Saúde de Nilópolis, André Luiz, e pela Direção do Hospital Rio Saúde, que será responsável pela realização dos procedimentos, as 15 pacientes, que são moradoras do referido município, deram entrada nesta manhã para realizar o procedimento de laqueadura, pelo SUS, através do Programa.
O Opera RJ é um programa da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro que tem como objetivo diminuir a fila de espera por cirurgias eletivas em todo o estado. Na Baixada Fluminense, o programa está sendo operacionalizado pelo Cisbaf, em parceria com os municípios que fizeram adesão.
Ao todo mais de 70 mulheres serão atendidas na unidade exclusivamente para o procedimento de laqueadura pelo município de Nilópolis, somente esta semana, segundo previsão da secretaria de saúde do município. Porém, este é apenas um dos procedimentos previstos pelo programa, que inclui outras dezenas de procedimentos, e prevê o atendimento para todos os demais municípios credenciados na região.
Este é um importante passo para a Baixada Fluminense, pois deve contribuir para o atendimento de pacientes que aguardam há anos na fila de espera por uma cirurgia, como é o caso da Dona Érica, moradora de Nilópolis, que realizou o procedimento hoje. “Hoje eu vim realizar o meu sonho de fazer essa ligadura, e já tem tempo que eu estava na espera por essa ligadura. Graças a Deus realizou o meu sonho”, afirmou a paciente.