Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Cisbaf reúne secretários de saúde da Baixada

 

Publicado em: 21/08/2013 18:46 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Agosto

Os secretários de Saúde que compõem o Conselho Técnico do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense se reuniram na manhã desta quarta-feira (21), na sede do consórcio, para discutir, dentre outros assuntos, o convênio de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Cardiologia e a regionalização da Central de Regulação do Samu 192 Baixada.

A secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, abriu a reunião apresentando a proposta de convênio de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Cardiologia para implantação da Rede de Atenção à Saúde Cardiovascular na região. Além de definir protocolos para o funcionamento do serviço e realizar capacitação de profissionais, o objetivo da parceria é construir na Baixada toda a estrutura necessária para o atendimento aos pacientes, incluindo consultas especializadas, exames e tratamento, evitando a peregrinação, o agravo das doenças cardiovasculares e reduzindo as taxas de óbito. “Como a instituição está vinculada diretamente ao Ministério da Saúde, poderá nos ajudar a implantar a rede regional que a Baixada tanto precisa para dar resolutividade aos casos”, explica Bello.

A regionalização da nova Central de Regulação do Samu 192 Baixada também foi tema no encontro. O processo para regionalização e posterior qualificação da Central já tramita no Ministério da Saúde e a partir da sua publicação em Diário Oficial, consórcio e municípios contarão com mais recursos para o custei do serviço.

Para agilizar e reduzir os custos dos municípios com a aquisição de equipamentos e medicamentos, a Comissão de Licitação do Cisbaf vem realizando diversos pregões regionais com esta finalidade. No momento estão sendo realizados, por exemplo, pregões para medicamentos solicitados sob demanda judicial; kits preventivos ginecológicos; material odontológico e de consumo médico hospitalar; leites especiais; insumos (microcomputadores, impressoras, aparelhos de fax, roteadores, material de escritório, etc). Os municípios, a partir da adesão ao processo licitatório, são favorecidos por menores preços por um período de um ano.

A assessora técnica do Cisbaf, Marcia Cristina Ribeiro, falou ainda da inauguração do Núcleo Regional de Telessaúde na manhã desta quinta-feira (22), às 11h, através de webconferência. Marcia deu detalhes dos próximos passos para a implementação do serviço que oferecerá apoio técnico aos profissionais que atuam nas unidades de saúde no atendimento aos pacientes. 

 

Galeria

[widgetkit id=128]

Imagens