Aconteceu nesta sexta-feira (23.06) a 2ª reunião do Conselho Técnico do Cisbaf do ano de 2023, com a proposta de discutir a operacionalização do Programa Opera RJ, que prevê a redução de filas de cirurgias eletivas no Estado do Rio de Janeiro.
A reunião, que foi conduzida pela Secretária Executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello, em conjunto com a Presidente do Conselho Técnico, Dra. Márcia Lucas, ocorreu na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu, e contou com a participação do Sr. Marcelo Rodrigues, Superintendente Estadual da SAECA (Superintendência de Atenção Especializada Controle e Avaliação), que detalhou como deve funcionar o programa, conforme publicado na Deliberação CIB-RJ nº 123, de 18/05.
Durante o debate, os gestores técnicos dos municípios de Belford Roxo (Coord. Urg. E Emerg. Leonardo Rios); Duque de Caxias (Coord. Angêla Roque, Assessor Téc. Humberto Duarte e Coord. Rodrigo Costa); Itaguaí (Secretário Dr. Carlos Eduardo Zóia); Japeri (Subsecretário Charles de Deus e Coord. Letícia Motta); Magé (Secretária Dra. Larissa Storte); Nilópolis (Secretário Dr. André Luiz, Coord. João e Coord. Raphael Loureiro); Nova Iguaçu (Subsecretário Bruno de Castro); Queimados (Secretária Dra. Marcelle Neyda e Subsecretário Altamiro Costa); São João de Meriti (Secretária Dra. Márcia Lucas e Ass. Téc. Janequele); e Seropédica (Representante Dulce Souza) apresentaram seus pontos de vista para a melhor forma de viabilizar o programa que como objetivo principal reduzir a demanda reprimida nos sistemas municipais de regulação para procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade.
Ainda em pauta, Dra. Rosangela Bello, Secretária Executiva do Cisbaf, destacou a importância da discussão realizada na reunião: "O que estamos propondo aqui é um método de trabalho que nos permita operacionalizar o programa na região da Baixada Fluminense." Sua fala ressaltou a necessidade de implementar estratégias eficientes para otimizar o programa e atender às demandas da população.
Também foi apresentado pelo Cisbaf, através da Dra. Rosangela, e a Diretora Técnica, Dra. Márcia Ribeiro um novo sistema criado exclusivamente para gerenciamento do programa na região, que tem como proposta acompanhar a fila de espera de cirurgias eletivas para a Baixada Fluminense, possíveis destinos para os pacientes, além de outras informações pertinentes.
A iniciativa do Conselho Técnico do Cisbaf e a presença dos gestores municipais, com a participação do representante da Secretária Estadual de Saúde, demonstram um compromisso conjunto em encontrar soluções que contribuam com o avanço no acesso aos serviços de saúde para a população da Baixada Fluminense.