Agosto
O Comitê de Aleitamento Materno do Hospital Geral de Nova Iguaçu iniciou no dia 13 de agosto a comemoração da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). O evento começou às 10h com as boas vindas do secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior; do diretor geral do HGNI; Dr. Joé Sestello, além de representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. O tema deste ano é “Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno!”, e tem como objetivo apoiar, estimular e orientar as mulheres que amamentam.
A comemoração incluiu palestras no Núcleo de Estudos da UNIG, apresentação de filmes sobre a importância do aleitamento materno para a mãe e o bebê. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior, promover a importância do aleitamento materno é assegurar mais saúde para as mães e para os bebês.
“O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento da criança. Promover a importância do aleitamento materno é também auxiliar na redução da morbimortalidade materna e infantil, além de assegurar mais saúde para as mães e para os bebês. O bebê que é amamentado tem mais garantia de uma vida saudável, e a mãe que amamenta se torna uma mulher realizada”, afirmou o secretário acrescentando que toda a equipe do HGNI está de parabéns pelo trabalho desenvolvido.
Segundo o diretor geral do HGNI, Dr. Joé Sestello, o leite materno é essencial para o bem-estar e a saúde do bebê, uma vez que é uma vacina natural, protegendo a criança de doenças, além de contribuir para saúde da mulher, uma vez que estudos apontam que mulheres que amamentam têm menos incidência de câncer de mama.
“Promover o aleitamento materno é pensar na saúde da mulher e do bebês. As crianças que mamam são mais saudáveis. O leito materno auxilia na prevenção de doenças para bebês e também para as mães. A amamentação diminui as chances da mãe ter câncer”, enfatizou o secretário. “O prefeito Nelson Bornier e o secretário Luiz Antônio orientam que toda a ação de saúde deve ser mantida e ampliada. Com o Aleitamento Materno não é diferente. O Hospital Geral de Nova Iguaçu é a única unidade da Baixada Fluminense que atende às normas da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e desde 2004 a unidade mantém esse título, tornando-se referência em amamentação no Estado. Isso é motivo de orgulho para os profissionais de saúde da região”, salientou Sestello.
Ainda fazendo parte das comemorações, no dia 15 de agosto a ação será na Maternidade do HGNI, a partir das 14h. O evento reunirá mães, gestantes, familiares e funcionários. Na ocasião, um coral infantil da comunidade se apresentará. Também será apresentada uma peça teatral e um teatro de fantoches com histórias baseadas no aleitamento. E, dos dias 19 a 23 de agosto, das 8h às 11h, no núcleo da UNIG, será realizado um curso de sensibilização da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) para os funcionários terceirizados (guardas, maqueiros, lavanderia, limpeza e copa). Nos dias 26, 28 e 29 de agosto, das 8h ás 17h, mais uma capacitação em Aleitamento Materno, no HGNI.
Semana Mundial de Aleitamento Materno 2013
Para celebrar as conquistas e buscar soluções para os desafios, todos os anos, diversos países promovem a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) em agosto. Em 2013, sob o tema “Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno!”, o objetivo este ano é reforçar a necessidade de aconselhamento, apoio, estímulo e orientação constantes da mulher que amamenta por parte de toda a sociedade, através de profissionais com formação específica em aleitamento materno, grupos de apoio, por parte de familiares, amigos, vizinhos.
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi criada em 1990 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e UNICEF para promover e apoiar o aleitamento materno. Atualmente, possui mais de 20 mil hospitais credenciados em 156 países do mundo, incluindo o Brasil, onde o Hospital Geral de Nova Iguaçu é um dos 335 hospitais que possuem o título de Hospital Amigo da Criança (HAC).
HGNI – Hospital Amigo da Criança
O Hospital Geral de Nova Iguaçu é o único na Baixada Fluminense que atende às normas da IHAC. O título de Hospital Amigo da Criança, conquistado em 2004, é renovado todos os anos, mantendo a unidade como referência em amamentação. No HGNI, do pré-natal ao puerpério, as mães recebem orientações sobre a forma correta de amamentar, aumentando a prática do aleitamento exclusivo até os seis meses, com a orientação de continuar por dois anos ou mais.
O leite materno é um dos fortes aliados no combate à mortalidade infantil. Só na última década, o Brasil reduziu a taxa praticamente pela metade (47%). Uma grande conquista construída a cada dia, com campanhas anuais de incentivo à amamentação, à doação de leite materno, além de todo um conjunto de políticas públicas voltadas para a família, a gestante e a criança.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Hospital Geral da Posse / Fotos: Everton Barsan