Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

REUNIÃO DA CIR DA METROPOLITANA I DE FEVEREIRO ACONTECE NO CISBAF

 

Publicado em: 14/02/2023 17:25 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

REUNIÃO DA CIR DA METROPOLITANA I DE FEVEREIRO ACONTECE NO CISBAF

REUNIÃO DA CIR DA METROPOLITANA I DE FEVEREIRO ACONTECE NO CISBAF

O Consórcio Intermunicipal de Saúde sediou nesta terça-feira (14.02) a reunião Comissão Intergestores Regional (CIR) da Metropolitana I, com a presença dos Gestores Técnicos de Saúde dos  Municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo, Itaguaí, Mesquita, Magé, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti, Seropédica e Rio de Janeiro; Os Representantes da Secretaria Estadual de Saúde Rafaela Almeida da Silva (Sup. da SES Nível Central), Patrícia Vanda (Sec. Executiva da CIR), Ivomar Justo Bernardo (Téc. Da Metro I), Halene Cristina Dias (SAPS/SES), Sidneia Alvin (Assistente da Sec. Executiva da CIR); E, a representante do COSEMS, Ticiane Pereira.

O principal ponto de pauta foi a discussão sobre a oferta de leitos pediátricos, com foco no Panorama de atendimento do Hospital Infantil Ismélia da Silveira, localizado no Município de Duque de Caxias, que é referência neste tipo de acolhimento na região da Baixada Fluminense, tema oriundo da reunião com as Promotoras do Ministério Público, ocorrida no último dia 31, na sede do Cisbaf.

Dando andamento ao debate proposto, a Sec. Executiva do Dra. Rosangela Bello, , abordou a importância do fortalecimento da atenção primária, que é a porta de entrada dos usuários no Sistema Único de Saúde, como fator relevante na resolução de questões ligadas a superlotação de unidades hospitalares. 

A reunião também contou com a apresentação da Dra. Márcia Ribeiro, Diretora Técnica do Cisbaf, que falou sobre a Morbidade Hospitalar por causas sensíveis a Atenção Primária por Município de Internação, tema do último Boletim do Observatório, trazendo um panorama do cenário na região da Baixada.

Ao final, os gestores técnicos presentes apresentaram informes dos seus municípios e agendaram para o dia 09 de março a próxima reunião do GT formado para dar andamento ao tema.