Agosto
A equipe que compõe o Núcleo de Telessaúde da Baixada Fluminense participou da apresentação da plataforma do serviço, na quinta-feira (08), na sede do Cisbaf. Na reunião, o coordenador técnico do Telessaúde-UERJ, Edson Paulo Diniz, mostrou detalhes da ferramenta colaborativa. A previsão de inauguração do telessaúde na região é até o final de agosto.
O principal papel do telessaúde é oferecer, por exemplo, o serviço de teleconsultoria em casos de dúvidas ou quando houver a necessidade de uma segunda opinião técnica. O serviço será utilizado pelos profissionais de saúde, principalmente pelas equipes que atuam na Estratégia de Saúde da Família, que atuam dentro das unidades no atendimento aos pacientes.
Os 11 municípios que integram o consórcio contarão com pontos do Telessaúde. Através de uma plataforma colaborativa on-line os profissionais poderão registrar as questões e, posteriormente, receber o retorno com a informação técnica solicitada.
O Núcleo do Telessaúde da Baixada Fluminense será administrado pelo Cisbaf e funcionará no mesmo prédio onde está instalada a nova Central de Regulação do Samu 192 Baixada, em Nova Iguaçu. O núcleo é composto por uma médica, duas enfermeiras, coordenadora, gerente e apoiadora administrativa. Posteriormente, um odontólogo também será integrado ao grupo.
A teleconsultoria poderá funcionar de duas formas: síncrona (em tempo real) e assíncrona (a dúvida é cadastrada na ferramenta e em até 48 horas a resposta é enviada). A plataforma conta ainda com uma seção de Teleeducação, onde serão disponibilizados cursos gratuitos para permanente capacitação da equipe de saúde que trabalha na atenção básica.
Segundo Edson Diniz, em casos mais complexos, será possível agendar uma teleconferência, o que permitirá maior interação entre o teleconsultor e o médico solicitante, bem como maior riqueza de recursos como áudio, vídeo e exibição de arquivos.
Outra grande vantagem da plataforma do telessaúde é o registro de todas as informações trocadas entre os profissionais, incluindo as questões apresentadas por outros núcleos que estejam vinculados à plataforma. “Todos os profissionais cadastrados no sistema terão acesso a todos os dados trocados, ampliando sua capacidade de decisão no atendimento nas unidades de saúde”, explica.
Segundo a assessora técnica do Cisbaf, Marcia Cristina Ribeiro, após a inauguração será realizada a capacitação da equipe interna do núcleo e o cadastramento dos profissionais de saúde na plataforma. A partir de outubro, o serviço de teleconsultoria será iniciado.
Guia - Utilizando a plataforma