Facebook
Contato
Mapa do Site
Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Notícia

Policlínica de Mesquita tem mais de 10 mil atendimentos mensais


Publicado em: 27/07/2020 15:31 | Fonte/Agência: Prefeitura de Mesquita | Autor: Assessoria de Imprensa

Policlínica de Mesquita tem mais de 10 mil atendimentos mensais


Espaço oferece consultas e exames em mais de 20 especialidades, além de serviços ligados a odontologia e fisioterapia

 

Nos últimos anos, o governo de Mesquita vem promovendo mudanças nos serviços de saúde. A Atenção Primária foi priorizada, apostando na prevenção como forma mais eficaz de garantir qualidade de vida à população, a partir da abertura de clínicas da família na cidade. Mas a Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, localizada em Santa Terezinha, também tem papel importante nessa estratégia. Trata-se de uma unidade de saúde de nível intermediário no SUS, ficando entre a atenção básica e a atenção hospitalar. É nela que os cidadãos garantem consultas em mais de 20 especialidades.

Na policlínica de Mesquita, há avaliação cirúrgica, alergista, angiologista, cardiologista pediátrico e adulto, dermatologista, endocrinologista, fonoaudiólogo, gastroenterologista, hematologista, homeopata, neurologista adulto e pediátrico, neurocirurgião, nutricionista, ortopedista, oftalmologista, otorrinolaringologista, proctologista, psiquiatra, psicólogo pediátrico e adulto, pneumologista, reumatologista e urologista. Além disso, exames como eletrocardiograma, audiometria, endoscopia nasal, videolaringoscopia, endoscopia digestiva, escleroterapia (tratamento de espuma para varizes) e ultrassonografias são realizados. Os pacientes ainda têm acesso a procedimentos como, por exemplo, retirada de gesso, cirurgias dermatológicas, biópsias e retiradas de cistos. Em média, são realizados seis mil atendimentos mensais aos mesquitenses nessas áreas.

Dentro da policlínica de Mesquita, funcionam ainda outros serviços fundamentais para garantir a saúde dos habitantes. Caso do Centro de Especialidades Odontológicas, o CEO, onde os pacientes com necessidades especiais e de endodontia, próteses, periodontia, odontopediatria e bucomaxilofacial são tratados. Em média, 1.400 atendimentos são realizados pelo CEO. Já no Centro de Especialidades de Fisioterapia e Reabilitação, o CEFIR, que registra cerca de 1.500 atendimentos mensais, é realizado serviço de fisioterapia geral, como respiratória, neurológica e pediátrica; estimulação precoce; acupuntura e auriculoterapia; terapia ocupacional, fonoaudiologia e massoterapia.

É na policlínica de Mesquita também que funciona o CEMCAM, o Centro de Especialidades da Mulher, Criança e Adolescente de Mesquita. A área é responsável por cerca de 1.500 atendimentos por mês e é destinada ao acompanhamento da mulher na prevenção do câncer colo do útero (patologia cervical), do câncer de mama (mastologista), de alterações ginecológicas (ginecologista) e na adoção de métodos contraceptivos (inserção do DIU). O espaço ainda realiza “Pré-natal Jovem Mãe”, direcionado ao acolhimento de jovens de 10 a 19 anos, que conta com atendimento de psicologia, serviço social, nutrição e pilates. Mas esse acompanhamento se estende também à puericultura (atendimento pediátrico para bebês de zero a dois anos), com realização dos testes de olhinho (reflexo vermelho), orelhinha e linguinha (feitos pela fonoaudióloga).

Para ser atendido na policlínica de Mesquita, o paciente precisa ser avaliado primeiro pela atenção primária, ou seja, ele é encaminhado por uma Clínica da Família, UBS ou outra unidade de saúde municipal, por guia de referência e contrarreferência, via sistema municipal de regulação. A partir daí, o paciente é agendado e avisado por contato telefônico. A Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa fica na Avenida União 676, em Santa Terezinha.

 

*FOTOS REALIZADAS ANTES DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

Voltar
Top