Facebook
Contato
Mapa do Site
Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Notícia

Prefeitura de Queimados inaugura Base Descentralizada do SAMU


Publicado em: 26/06/2020 16:14 | Fonte/Agência: Prefeitura de Queimados | Autor: Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Queimados inaugura Base Descentralizada do SAMU


 Instalações, que contam com dormitórios para os profissionais e espaço específico para higienização de ambulâncias, foram projetadas para dar mais conforto aos socorristas

 

 

Mais uma boa notícia para a população queimadense: a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na tarde desta quinta-feira (25), a Base Descentralizada do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O espaço, que conta com dois alojamentos para os profissionais, sala de estar, cozinha, sala de unidade, expurgo, almoxarifado e espaço específico para limpeza das ambulâncias, foi montado conforme as normas do Ministério da Saúde.

A nova Base Descentralizada permitirá à Secretaria Municipal de Saúde a captação de recursos financeiros junto ao SAMU e, com isso, a melhoria de todo o atendimento da rede dentro do município. Atualmente, o serviço possui quatro ambulâncias (três de atendimento básico e uma de atendimento avançado) à disposição da população. Os veículos são tripuladas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de ambulâncias.

Para o Prefeito Carlos Vilela, essa é mais uma importante conquista para a rede de saúde da cidade. "Antes de o espaço ser implementado, as ambulâncias do município e os profissionais que nelas atuam não tinham a estrutura de que precisavam. Agora, os profissionais terão mais conforto, uma sala de descanso, cozinha para efetuarem suas refeições, entre outros benefícios. Nossa principal preocupação é valorizar o profissional da saúde, que doa sua vida ao próximo sem pensar duas vezes, principalmente agora, em tempos de pandemia", afirmou o gestor.

Quem precisar solicitar o serviço do SAMU, deve entrar em contato com o número 192. Após efetuada a chamada, o médico regulador definirá qual ambulância fará o atendimento, baseado nas informações que receber sobre a ocorrência, e passará aos profissionais disponíveis no plantão do dia.

 

 

Atendimento que salva vidas

            O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço que integra a Política Nacional de Urgência e Emergência e o Sistema Único de Saúde (SUS). Ele corresponde ao nível intermediário de atenção, juntamente com as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e se conecta ao atendimento de média e alta complexidade, feito nos hospitais.

Há dois tipos de ambulância que fazem o atendimento: a Unidade de Suporte Básico (USB) e a Unidade de Suporte Avançado (USA). A equipe de suporte básico é integrada por técnico de enfermagem e condutor e a de suporte avançado, por médico, enfermeiro e condutor. Todos eles têm treinamento de socorrista.

O SAMU Queimados funciona 24h por dia e conta com 38 profissionais, sendo eles: 8 médicos intervencionistas, 7 enfermeiros intervencionistas, 8 técnicos de enfermagem, 12 condutores de ambulância e 3 administrativos/operacionais.

 

 Fotos: Felipe Bragança

 

 

 

 

 


Voltar
Top