Facebook
Contato
Mapa do Site
Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Notícia

Baixada Fluminense recebe novas ambulâncias do SAMU 192


Publicado em: 10/05/2019 12:53 | Fonte/Agência: Comunicação Social CISBAF | Autor: Claudia Souza / Assessora de Imprensa

Baixada Fluminense recebe novas ambulâncias do SAMU 192


 

Novas ambulâncias do SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência chegaram à Baixada Fluminense com o objetivo de incrementar a frota e reduzir o tempo de atendimento às vítimas nos casos de urgência e emergência. Ao todo, 19 viaturas básicas foram doadas pelo Ministério da Saúde beneficiando os seguintes municípios: Duque de Caxias (02), Itaguaí (02), Magé (02), Mesquita (02), Nilópolis (02), Nova Iguaçu (04), Queimados (02), e São João de Meriti (03).

As viaturas são reguladas por uma Central de Regulação, administrada pelo Cisbaf. Durante o atendimento telefônico, o médico regulador avalia a gravidade do caso e, quando necessário, solicita ao operador de frota o envio da ambulância básica ou avançada (tipo UTI). As viaturas ficam nos municípios, em bases descentralizadas.

Para aprimorar a prestação do serviço e reduzir o tempo de atendimento às vítimas, o Cisbaf vem implantando há alguns anos o uso de tablets pelas equipes. Além de armazenarem os dados fornecidos pelo solicitante e as orientações do médico regulador, o equipamento permite a atualização das informações dos procedimentos realizados pelos profissionais de saúde no local da ocorrência e as condutas adotadas até o final da assistência. Os dados, por sua vez, atualizam simultaneamente o sistema de gestão do serviço na Central de Regulação. O uso da tecnologia também permite o monitoramento das ambulâncias em tempo real, e ainda dispõem de recursos de navegação com sistema integrado de GPS.

O serviço foi implantado na região em 2004, através de um convênio entre o Ministério da Saúde e o Cisbaf, e ao todo 12 municípios (Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica) integram o SAMU Baixada Fluminense. 


Voltar
Top