Facebook
Contato
Mapa do Site
Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Notícia

Cisbaf apresenta Marque Fácil à Secretaria Estadual de Saúde


Publicado em: 08/03/2019 17:03 | Fonte/Agência: Comunicação Social CISBAF | Autor: Claudia Souza

Cisbaf apresenta Marque Fácil à Secretaria Estadual de Saúde

 

Com o objetivo de apresentar detalhes do funcionamento o ‘Marque Fácil’ – programa de agendamento de procedimentos da atenção especializada – a equipe do Cisbaf – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense recebeu um grupo técnico da SES – Secretaria de Estado de Saúde, no dia 08, na sede do consórcio. Participaram do encontro a subsecretária de Gestão da Atenção Integral à Saúde,  Mariana Scardua, a superintendente de Monitoramento da Qualidade das Unidades de Saúde, Claudia Nastari de Paula, o superintendente de Regulação, Andre Vaz, o superintendente de Unidades Hospitalares, José Perrota de Carvalho, duas técnicas da SAECA, além da secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, a diretora Técnica, Márcia Cristina Ribeiro, e o diretor Financeiro, Carlos Eduardo Ribeiro.

Bello demonstrou a operacionalidade do programa, desde o agendamento realizado pelo próprio município, até o faturamento dos procedimentos executados. O Marque Fácil é uma iniciativa pioneira do Cisbaf na Região Metropolitana e visa minimizar a enorme carência de serviços de média complexidade na Baixada Fluminense. Os procedimentos disponibilizados aos municípios são prestados por empresas de saúde privadas credenciadas previamente pelo consórcio. Em sete meses já foram feitos 882 procedimentos, sendo a maioria ressonância magnética.

Posteriormente, a visita seguiu para o município de Mesquita, o primeiro a aderir ao Marque Fácil. O prefeito Jorge Miranda e o secretário municipal de Saúde Emerson Trindade falaram dos benefícios que o programa vem trazendo à população. Serviços que a prefeitura teria dificuldade em ofertar e até mesmo em contratar.

 

Comissão da SES conhece Central de Regulação do SAMU 192

            A comissão técnica da secretaria estadual também conheceu a Central de Regulação do SAMU 192 Baixada Fluminense, administrada pelo Cisbaf desde a implantação do serviço na região em 2004. No local, os coordenadores Simone Maçana e Ricardo Mangabeira exibiram a estrutura do setor, o funcionamento do sistema de gestão e os avanços tecnológicos investidos pelo consórcio na Central e nos municípios a fim de qualificar a assistência à população.

 

Fotos: Claudia Souza-CISBAF / Rafael Lobo-PMM


Voltar
Top