Facebook
Contato
Mapa do Site
Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Notícia

Abordagem ao politraumatizado é tema de curso no Cisbaf


Publicado em: 14/01/2019 16:47 | Fonte/Agência: Comunicação Social CISBAF | Autor: Claudia Souza

Abordagem ao politraumatizado é tema de curso no Cisbaf

 

Com o objetivo de aperfeiçoar as condutas de socorro ao paciente politraumatizado, o NEP/CISBAF ministrou mais um curso para os enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores que atuam no serviço de urgência e emergência dos municípios consorciados. “Esse tipo de atendimento é de vital importância para salvar vidas e precisa ser realizado de forma correta e imediatamente após o incidente, seja qual for a origem dele”, ressalta o enfermeiro do NEP, Fábio Rodrigues.

A explosão demográfica e o aumento dos índices de violência têm elevado significativamente não somente a quantidade de casos, como também a gravidade dos traumas. Pela possibilidade de múltiplas lesões associadas, a equipe de socorrista precisa estar preparada para realizar este primeiro atendimento, ainda no local do evento.

Alguns cuidados são imprescindíveis, de acordo com o professor, como, por exemplo: garantir a segurança do local; avaliar a responsividade (chamar o paciente); executar a estabilização manual da coluna cervical; verificar a respiração; avaliar as vias aéreas retirando secreções e/ou corpo(s) estranho(s), caso necessário; avaliar a presença de lesões abertas e/ou fechadas; analisar as características da pele (temperatura, umidade e coloração); observar o pulso central e radial; verificar o estado neurológico (alerta, voz, dor e inconsciência).

– Esta aula, além de enfatizar as principais condutas neste tipo de assistência, mostra a relevância do entrosamento da equipe socorrista. Em situações de urgência e emergência a rapidez e o emprego de manobras corretas são essenciais para salvar o paciente e não causar novas lesões que comprometam a sua recuperação ou até mesmo a sua vida – explica Fábio. 


Voltar
Top