Facebook
Contato
Mapa do Site
Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Notícia

NEP capacita profissionais da urgência e emergência da Baixada


Publicado em: 12/12/2018 16:49 | Fonte/Agência: Comunicação Social CISBAF | Autor: Claudia Souza

NEP capacita profissionais da urgência e emergência da Baixada

 

Cursos gratuitos visam a qualificação permanente das equipes

  

Em cumprimento à Portaria 2048 de 05 de novembro de 2002, o NEP - Núcleo de Educação Permanente da Baixada Fluminense (NEP/CISBAF) iniciou este mês um programa de capacitação gratuita para os profissionais que atuam na urgência e emergência do Samu 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O objetivo é treinar as equipes que trabalham nas bases descentralizadas dos municípios da Baixada Fluminense e estes sejam multiplicadores para os demais profissionais.

 Os módulos estão organizados por área de formação: médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas. Diversos temas serão abordados durante toda a programação: Cinemática do trauma, Abordagem do politraumatizado, Técnicas de extricação, Atendimento a múltiplas vítimas, Atualização em RCP e emergências clínicas, Trauma na gestante e parto de emergência, dentre outros assuntos. Para os médicos o conteúdo será diferenciado.

– Esse programa de capacitação elaborado e ministrado pelo NEP/CISBAF foi iniciado em dezembro e compreende um encontro mensal, mas para alguns profissionais, como enfermeiros e técnicos em enfermagem, ele se estenderá até outubro de 2019. O objetivo é cumprir a Portaria ministerial e qualificar permanentemente os profissionais que lidam com casos de maior gravidade, onde a conduta correta e ágil representará o salvamento de muitas vidas – explica a coordenadora do NEP/CISBAF, Dra. Sonia Zimbaro. 


Voltar
Top