Facebook
Contato
Mapa do Site
Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Notícia

DR. JOÃO É ELEITO POR UNANIMIDADE PRESIDENTE DO CISBAF


Publicado em: 30/11/2018 15:09 | Fonte/Agência: Comunicação Social CISBAF | Autor: Claudia Souza

DR. JOÃO É ELEITO POR UNANIMIDADE PRESIDENTE DO CISBAF


 

Prefeito de São João de Meriti continuará a luta para resolver os principais desafios da saúde da Baixada Fluminense

 

 

Por unanimidade o prefeito de São João de Meriti, Dr. João Ferreira Neto, é eleito presidente do CISBAF - Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense para o biênio 2019/2020, e o vice-presidente será o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda. A Assembleia Extraordinária ocorrida na manhã desta sexta-feira (30), na sede do consórcio, escolheu também os membros efetivos do Conselho Fiscal: Carlos Villela (presidente), Rogério Lisboa e Anabal Barbosa.

Na abertura, Dr. João explanou a pauta da reunião e, logo depois, destacou o andamento do serviço Marque Fácil implantado pelo Cisbaf na região para atender à enorme demanda por consultas especializadas para diagnóstico e acompanhamento, bem como exames de média e alta complexidade. Os municípios de Mesquita e Nilópolis já aderiram ao serviço e os municípios de São João de Meriti, Queimados e Seropédica sinalizaram interesse em aderir também.

Sobre este tema, a secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, exibiu o relatório do período, mostrando detalhes do funcionamento. Em três meses de implantação, o Marque Fácil já realizou mais de 500 ressonâncias magnéticas, minimizando, por exemplo, um dos principais gargalos da atenção na média complexidade. Bello ressaltou a facilidade de agendamento por parte dos municípios e a transparência na prestação de contas ao final de cada mês. “Como todos os procedimentos são controlados via um sistema de gestão onde o município, o prestador e o consórcio têm visibilidade, apenas os exames realmente executados são cobrados do município. Esse processo dá mais segurança e otimiza o recurso da prefeitura”, observa Bello.

Durante a reunião, os prefeitos discutiram alguns problemas da região, como a situação crítica do Hospital da Posse, o enorme déficit de leitos e a ausência do repasse estadual para os municípios, dificultando a gestão e a assistência à população. Os prefeitos e secretários de Saúde presentes pretendem trazer o governador eleito, Wilson Witzel, para uma reunião no Cisbaf, a fim de mostrar a crítica situação em que a Baixada se encontra e definir soluções regionais.

Ao final do encontro, os prefeitos aprovaram o Orçamento 2019 do Cisbaf, que desde 2011 não sofre reajuste.

Participaram também da reunião os prefeitos de Mesquita, Jorge Miranda, de Nilópolis, Farid Abrão, de Queimados, Carlos Villela, e de Seropédica, Anabal Barbosa, os secretários de Saúde de Magé, Carine Tavares, de Nilópolis, Kiraz Karraz, de Nova Iguaçu, Manoel Barreto, de São João de Meriti, Marcia Lucas, o subsecretário de Vigilância em Saúde de Japeri, Joselio Abreu Rosa, a coordenadora da ESF de Japeri, Andréa Cristina da Silva, e o assessor de São João de Meriti, Franklin Monteiro.

 

 

 

 

 

 


Voltar
Top