Facebook
Contato
Mapa do Site
Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Notícia

Conselhos Municipais de Saúde participam de reunião no consórcio


Publicado em: 22/11/2018 15:03 | Fonte/Agência: Comunicação Social CISBAF | Autor: Claudia Souza

Conselhos Municipais de Saúde participam de reunião no consórcio

 

Objetivo foi apresentar as principais atividades desenvolvidas na região

  

Conselheiros de Saúde dos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Nova Iguaçu e Queimados participaram na manhã desta quinta-feira (dia 22), na sede do Cisbaf, de uma reunião para apresentação do relatório de atividades desenvolvidas pelo consórcio no segundo semestre. O objetivo do encontro, que atende ao Estatuto e ao Protocolo de Intenções do Cisbaf, é dar visibilidade às iniciativas do consórcio e decisões tomadas conjuntamente, entre prefeitos e secretários de Saúde, bem como fornecer os esclarecimentos necessários.

A secretária executiva Dra. Rosangela Bello iniciou a reunião apresentando brevemente o consórcio e seu papel regional. Posteriormente, a diretora técnica do Cisbaf, Dra. Marcia Ribeiro, destacou algumas informações do relatório da Central de Regulação do SAMU Baixada Fluminense, como a disponibilidade de viaturas por município para o atendimento dos casos de urgência e emergência, bem como o percentual por município das principais razões de solicitação do serviço.

A evolução do Marque Fácil também foi tema do encontro. Até a presente data 368 procedimentos foram executados por meio de clínicas particulares credenciadas, sendo 367 ressonâncias magnéticas e uma colonoscopia com biópsia. Implantado para reduzir a enorme deficiência de serviços da média complexidade na região, o Marque Fácil já foi aderido pelos municípios de Mesquita e Nilópolis.

A secretária executiva também citou os principais pontos da agenda da área da saúde da Baixada Fluminense definidos pelos prefeitos e secretários municipais de Saúde. Dentre os maiores desafios da região, ela ressaltou: a ampliação da cobertura e a requalificação da Atenção Básica; a superação do grande déficit de leitos; a captação de recursos para a conclusão das obras de construção e custeio de algumas unidades de saúde; o aumento da oferta de consultas especializadas e procedimentos diagnósticos através do Marque Fácil Cisbaf e a instalação de Policlínicas Regionais.

Outros assuntos também foram abordados durante a reunião, como a elaboração e aprovação da grade de urgência e emergência; a realização pelo NEP – Núcleo de Educação Permanente de dezenas de cursos gratuitos de capacitação para os profissionais da atenção básica, da urgência e emergência; o trabalho realizado pelo setor de Licitação do Cisbaf, e ainda a criação da Câmara Técnica de Informática que está discutindo a melhor estratégia regional a ser adotada para a implantação do Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde (PIUBS).

Todos os presentes receberam o relatório de atividades do SAMU 192, a relação completa dos cursos ministrados pelo NEP e quantitativo de profissionais participante por município, as atas vigentes e ainda a publicação em DO da grade de urgência e emergência regional.   

Ao final do encontro, os conselheiros de saúde tiraram dúvidas e ficaram satisfeitos com os esclarecimentos e os documentos recebidos.

 

 

 

 


Voltar
Top