Facebook
Contato
Mapa do Site
Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Notícia

Equipes multidisciplinares da Estratégia Saúde da Família são treinadas pelo NEP/CISBAF


Publicado em: 29/06/2018 16:48 | Fonte/Agência: Comunicação Social / Cisbaf | Autor: Claudia Souza

Equipes multidisciplinares da Estratégia Saúde da Família são treinadas pelo NEP/CISBAF


 

Fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos participaram do curso gratuito sobre “Cuidados multidisciplinares aos pacientes portadores de doença cérebro vascular”, promovido pelo NEP/Cisbaf, no dia 28 de junho, na sede do consórcio. Segundo a coordenadora, Dra. Sonia Zimbaro, o objetivo do curso é atualizar procedimentos e municiar os profissionais com instrumentos adequados para dar o suporte necessário à vítima de acidente vascular cerebral.  

De acordo com Zimbaro, que é cardiologista, uma das principais causas do AVC – acidente vascular cerebral é a hipertensão arterial não tratada. Segundo dados do Ministério da Saúde, o percentual de pessoas com pressão alta aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. O estudo mostra ainda que a cidade do Rio de Janeiro é a capital que registra o maior percentual de pessoas que se ‘declaram’ hipertensas (28%). A doença também atinge mais mulheres (27,2%) que os homens (21,2%).

            – Frente à realidade da população que não tem hábitos saudáveis de vida e não tem uma cultura de prevenir doenças, esses dados são alarmantes e preocupantes. Daí, a importância de estarmos sempre qualificando esses profissionais que estão nas unidades básicas de saúde, na ponta do atendimento à população.

Para a diretora do Programa Melhor em Casa de Belford Roxo, Evelin de Oliveira, o curso foi bastante proveitoso. “Achei o curso bem produtivo, com muito conhecimento que me ajudará a capacitar a minha equipe. A capacitação pode, com certeza, melhorar o atendimento oferecido pelos profissionais à população. E essa é a minha expectativa”, destaca.

 

 

 

 


Voltar
Top