Facebook
Contato
Mapa do Site
Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Notícia

Conselhos Municipais de Saúde se reúnem no Cisbaf


Publicado em: 10/05/2018 14:28 | Fonte/Agência: Comunicação Social / Cisbaf | Autor: Claudia Souza

Conselhos Municipais de Saúde se reúnem no Cisbaf

 

Objetivo do encontro foi apresentar as principais ações regionais definidas

 

O Cisbaf reuniu os Conselhos Municipais de Saúde na manhã desta quinta-feira (10) para a apresentação dos projetos da Baixada Fluminense definidos regionalmente. O objetivo do encontro, que atende ao Estatuto e ao Protocolo de Intenções do Cisbaf, é dar visibilidade às iniciativas do consórcio e decisões tomadas conjuntamente, entre prefeitos e secretários de Saúde, bem como fornecer os esclarecimentos necessários.

Após a exibição de um breve vídeo institucional, a secretária executiva, Dra. Rosangela Bello, falou sobre algumas ações implementadas, como a capacitação permanente dos profissionais de saúde da atenção básica e da urgência e emergência, a realização do Fórum de Declaração de Óbito para médicos, a elaboração em parceria com o estado da grade de referência para atendimento aos casos de urgência e emergência, a atuação do setor de Licitação do Cisbaf que faz compras regionais na modalidade registro de preços, e a recente criação da Câmara Técnica de Licitação.

A secretária executiva aproveitou a oportunidade para explicar o trabalho do Observatório de Saúde, que, dentre outras ações, monitora os principais motivos de solicitação do Samu 192 e elabora mapas de calor que identificam as áreas em cada município com mais agravos. Bello também detalhou a implantação do Projeto Marque Fácil que vai oferecer à população dos municípios consorciados consultas e exames especializados.

Ao final do encontro, os conselheiros tiraram dúvidas e ficaram satisfeitos com a reunião. Para Rosangela Bello, esse encontro é fundamental para a região. “É fundamental participarmos aos conselheiros sobre os passos dados na região, apresentarmos as dificuldades comuns aos municípios e os caminhos que estão sendo debatidos e planejados para solucionar os principais desafios. Dessa forma, os conselheiros podem ser importantes aliados, não somente na discussão, como também no apoio de projetos essenciais para todos”. 


Voltar
Top