Facebook
Contato
Mapa do Site
Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Notícia

Cisbaf inicia implantação do sistema de gestão para atenção especializada


Publicado em: 09/11/2017 14:44 | Fonte/Agência: Comunicação Social / Cisbaf | Autor: Claudia Souza

Cisbaf inicia implantação do sistema de gestão para atenção especializada

 


 População dos 11 municípios contará com exames e consultas de especialidades

 

O Cisbaf iniciou nesta semana a implantação do sistema de gestão do Projeto de Atenção Especializada, que visa oferecer consultas e exames de média complexidade para a população da Baixada Fluminense. Para apresentação da ferramenta foi realizada uma reunião com a equipe técnica paranaense desenvolvedora do software e os colaboradores do consórcio integrantes do projeto. A expectativa do Cisbaf é começar a prestação dos serviços ainda esse ano. A iniciativa, inovadora na Região Metropolitana, irá viabilizar ainda uma significativa economia aos cofres públicos municipais. 

Após um breve histórico do surgimento do projeto, feito pela secretária executiva, a equipe técnica mostrou os principais recursos da ferramenta, desde o cadastro dos serviços que serão oferecidos, até o processo de fechamento da planilha de faturamento. Através do sistema de gestão, os municípios poderão agendar as consultas e exames conforme a sua demanda. Algumas linhas de cuidado de saúde foram definidas pelos secretários de Saúde como prioritárias e, inicialmente, algumas ações e procedimentos de média complexidade estarão disponíveis no sistema para agendamento, como tomografias e ressonância magnética, exames oftalmológicos e cirurgia de catarata, endoscopia digestiva e colonoscopia com e sem biópsia, exame histopatológico, além de consultas com especialistas. Na medida em que novos prestadores de serviços forem contratados pelo Cisbaf, novos procedimentos serão cadastrados e disponibilizados para a região.

– A Região da Baixada Fluminense tem uma carência histórica de leitos, médicos especialistas e de procedimentos de média complexidade. O projeto regional desenvolvido pelo consórcio irá viabilizar, aos poucos, na medida em que os prestadores de serviços privados forem aderindo, um rol de exames e procedimentos que atualmente todo o conjunto de municípios tem grande dificuldade em prestar e, até mesmo, contratar. O Cisbaf irá, dessa forma, colocar tudo em uma única plataforma de gestão, bastando ao município apenas o agendamento e, posteriormente, o devido pagamento do procedimento realizado ao seu munícipe – explica Rosangela Bello. 

 

Entendendo melhor o projeto

O objetivo do Projeto de Atenção Especializada criado pelo Cisbaf é contratualizar pessoas jurídicas da área de saúde para a prestação dos serviços nos próprios consultórios e clínicas particulares. Dessa forma, será firmada uma importante parceria com estes prestadores para atendimento ao paciente SUS, que hoje peregrina pela região, na maioria das vezes, sem solução. Além de oferecer consultas com especialistas e exames de média complexidade, o projeto representa também a desoneração dos municípios no que diz respeito à construção e custeio de unidades de saúde especializadas, assim como à contratação de recursos humanos com maior qualificação.

 

 

 


Voltar
Top